fiat Argo 2020
Fiat Argo 2020
Embora não seja um fenômeno em vendas em sua categoria, o Fiat Argo 2020 é o atual automóvel mais emplacado na gama da marca no mercado brasileiro. O hatch de porte compacto foi apresentado em meados de 2017 e teve como missão substituir numa tacada só os modelos Palio, Punto e Bravo, em versões distintas capazes de ocupar as faixas de preços de seus antecessores.
Atualmente, o Fiat Argo compete com modelos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka, além de outros hatches compactos mais “refinados”, como o Volkswagen Polo, o Ford New Fiesta e o Peugeot 208. Para tal, ele conta com variantes com motores 1.0 litro, 1.3 litro ou 1.8 litro, com transmissão manual, automatizada ou automática.
Fiat Argo 2020 – detalhes
O Fiat Argo 2020 tem 3,99 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,50 m de altura e 2,52 m de entre eixos, adotando um estilo bem esportivo e jovial. O compacto tem faróis duplos bem delineados e dotados de LEDs diurnos nas versões Precision e HGT.A grade tem elementos que lembram escamas e o para-choque tem uma barra horizontal rebaixada. Falsas entradas de ar nas laterais dão um ar mais esportivo ao modelo. Já os faróis de neblina circulares ficam mais ao centro.
O capô tem vincos bem pronunciados e o para-choque ainda conta com spoilers integrados. Saias laterais e de rodas em preto dão uma impressão de maior proteção ao Fiat Argo 2020. As colunas possuem pintura e os retrovisores são dotados de repetidores de direção.
Nas versões Precision e HGT, possuem rebatimento elétrico e luz de solo. Na traseira, spoiler integrado na tampa do bagageiro, que tem ainda lanternas com lentes imitando LED, num visual bastante interessante. A tampa tem abertura elétrica na chave.
O para-choque possui refletores em forma de bumerangue, enquanto o escape ocultado pelo protetor. O Fiat Argo 2020 vem ainda com logotipo específico em todas as versões, sendo elas Drive, Precision e HGT.
Esta última adiciona cores vibrantes e contrastes fortíssimos para chamar a atenção, além de opção de belas rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 205/50 R17. Normalmente as rodas são aro 16 polegadas com pneus 195/55 R16.
Nas versões Drive 1.0 e 1.3, as rodas são de aço aro 14 com pneus 175/70 R14 no 1.0, que não tem opção de roda de liga leve. Já o Drive 1.3 e o 1.3 GSR dispõem das mesmas rodas de aço aro 14 com pneus 175/70 R14 da versão 1.0, mas com opção para rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 185/60 R15. Cada tamanho de roda possui um estilo diferente.
Por dentro, o Fiat Argo 2020 dispõe de painel com três revestimentos, sendo que a parte central possui texturas e tons diferentes nas versões Drive, Precision e HGT. O volante é o mesmo de outros modelos mais recentes da FCA, o que inclui dizer também que são exatamente iguais aos da Jeep.
O conjunto é bem completo e ainda vem com comandos de computador de bordo, piloto automático com limitador e ajustes de mídia e áudio atrás do aro. Há paddle shifts nas versões automatizada GSR e automática.
A coluna de direção tem ajuste em altura (exceto Drive 1.0) e profundidade, bem como couro nas versões Precision e HGT. O ar-condicionado é manual no Drive, mas automático nos Precision e HGT. Os difusores de ar somam cinco unidades, sendo três centrais circulares.
Os laterais são retangulares. O console central vem com entrada USB e auxiliar. A tela da multimídia tem 7 polegadas e é sensível ao toque, tendo sistema Uconnect.
Este, por sua vez, conta com os sistemas Android Auto do Google e Car Play da Apple. Esses recursos dispõem da possibilidade de espelhamento do aplicativo de navegação Waze, considerado um dos melhores para smartphones.
A central de entretenimento possui diversas funcionalidade, incluindo imagens da câmera de ré (Precision e HGT), bem como informações sobre desempenho e economia, além de configurações do veículo.
Há ainda a opção de uma central multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas, dotada de espelhamento para Android e iOS, reconhecimento de voz e integração com comandos no volante. Há também conexão Bluetooth, audio streaming, conectividade WiFi/hotspot, armazenamento interno de 16 GB para fotos, vídeos e músicas e ainda recursos como calendário, calculadora e agenda.
Este novo sistema está disponível para os modelos Drive 1.0, Drive 1.3 e Drive 1.3 GSR. Os modelos Precision e HGT seguem sendo ofertados com a mesma central Uconnect da linha anterior.
O Fiat Argo 2020 conta ainda com ajuste de altura para o banco do motorista, bancos em tecido no Drive, bancos em couro opcionais no Precision e um pacote de bancos com revestimentos em couro/tecido na HGT, que tem visual personalizado.
Todos os assentos tem cintos de três pontos e o traseiro é bipartido com Isofix e Top Tether. Luzes de leitura são de série, assim como espelhos nos para-sóis. Há porta-óculos na lateral e cintos dianteiros com ajustes de altura.
Entre os bancos, entrada USB adicional para os passageiros traseiros (Precision e HGT), bem como um porta-copos dianteiro e outro traseiro. Uma tomada 12V fica próxima da alavanca do freio de mão.
Nas versões Precision e HGT, a chave é eletrônica e permite acesso tipo keyless, bem como partida por botão. No painel, existem teclas para o desligamento do Start&Stop e do ASR, que é o controle de tração e estabilidade (Precision e HGT), além de luz de alerta e aviso de cinto do passageiro.
O Fiat Argo 2020 tem ainda assistente de partida em rampa, dois airbags frontais e dois laterais (Precision e HGT), freios ABS com EBD, estrutura deformável, barras de proteção nas portas e sensor de pressão dos pneus, indicado no painel de instrumentos.
Fiat Argo 2020 – novidades
A linha 2020 do Fiat Argo foi anunciada com boas novidades, incluindo redução de preço em várias versões, novos kits opcionais e itens de série, nova personalização exterior e duas novas cores para a carroceria. Além de tudo isso, a gama também recebeu a nova versão Trekking 1.3.Falando primeiro sobre as novidades exteriores, o Fiat Argo 2020 agora conta com o kit de personalização bicolor (R$ 899), que pode ser colocado nas versões Drive 1.0, Drive 1.3, Drive 1.3 GSR, Precision 1.8 AT e HGT 1.8 AT. Esse kit inclui teto, retrovisores externos, detalhes no para-choque e aerofólio traseiro com pintura bicolor preta.
Duas novas cores também foram adicionadas ao catálogo, Vermelho Montecarlo (sólida) e Cinza Silverstone (metálica), completando a lista que já tinha as opções Preto Vulcano e Branco Banchisa (sólidas), Preto Vesúvio e Prata Bari (metálicas), além do Branco Alaska (perolizada).
Uma mudança mais importante, porém, foi a racionalização da oferta de versões. O Fiat Argo 2020 agora oferece as versões Precision e HGT apenas com câmbio automático de seis velocidades, enquanto que muitas versões perderam itens de série, como a central multimídia, que ficou mais simples em versões intermediárias e só aparece mais completa nas opções top de linha.
Além disso, as versões de entrada 1.0 e 1.0 Drive ficaram mais caras (R$ 500 e R$ 1.200, respectivamente).
Outra novidade do Fiat Argo 2020 foi a adição da nova versão Trekking 1.3, lançada por R$ 58.990 e que hoje custa R$ 59.990. Essa configuração tem motor 1.3 de até 109 cv, câmbio manual de cinco marchas e pneus de uso misto, além de uma altura mais elevada do solo (210 mm).
Além disso, o visual também é diferenciado, com molduras plásticas sem pintura e rodas de 15 polegadas pintadas de cinza. Vários adesivos e o logo da marca pintado em preto completam o visual.
Fiat Argo 2020 – versões
Confira abaixo as versões do Fiat Argo 2020:- Fiat Argo 1.0 2020
- Fiat Argo Drive 1.0 2020
- Fiat Argo Drive 1.3 2020
- Fiat Argo Trekking 1.3 2020
- Fiat Argo Drive 1.3 GSR 2020
- Fiat Argo Precision 1.8 AT 2020
- Fiat Argo HGT 1.8 AT 2020
Fiat Argo 2020 – equipamentos
Fiat Argo 1.0 2020: Aerofólio traseiro, Alarme antifurto, Alertas de limite de velocidade e manutenção programada, Apoia-pé para o motorista, Ar condicionado, Banco traseiro rebatível, Brake light, Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, Check quadro de instrumentos (Welcome Moving), Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos, Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Direção elétrica progressiva, Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), ESS (Sinalização de frenagem de emergência), Encosto de cabeça traseiro central, Espelho no para-sol lados motorista e passageiro, Follow me home, Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD, Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), Limpador e lavador do vidro dianteiro com intermitência, Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo, Moldura do volante e console central com acabamento na cor prata, Preparação para rádio (chicote e antena), Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável, Rodas de aço estampado 5.5 x 14? com calotas integrais + Pneus “verde” com baixa resistência a rolagem 175/65 R14, Tomada 12V, Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível), Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento e Volante com regulagem de altura.OPCIONAIS:
- Predisposição para rádio (R$ 355): 2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros e 2 tweeters.
- Kit Visibilidade (R$ 660): Desembaçador do vidro traseiro e Limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência.
OPCIONAIS:
- Kit Bicolor (R$ 910): Teto, retrovisores e detalhe do para-choque dianteiro pintados de preto.
- Kit Multimedia 9″ (R$ 2.300): Central multimídia com tela de 9″ touchscreen, Comandos de voz Bluetooth; Audio streaming, AUX/USB/MP3/AM/FM, Volante com comandos do áudio e fone e Segunda porta USB para passageiros traseiro.
- Kit Parking (R$ 1.870): Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e Câmera de ré com linhas dinâmicas.
- Kit Tech (R$ 1.570): Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), ESC (Controle de Estabilidade), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida) e TC (Controle de Tração).
- Kit Convenience (R$ 1.770): Retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) e Vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento.
OPCIONAIS: mesmos kits da versão Drive 1.0 + Kit Stile (R$ 1.810): Faróis de neblina, Rodas de liga leve 6.0 x 15” e Pneus 185/60 R15.
Fiat Argo Trekking 1.3 2020: suspensão elevada (210 mm), pneus 205/60R15 91H S-ATR WL, com banda de rodagem para uso misto, teto bicolor, barras no teto, retrovisores e aerofólio pintados em preto, logotipo “Trekking”, adesivo preto no capô, faróis com design em LED, nova moldura da caixa de rodas e do para-choque traseiro na parte inferior, logomarca da Fiat em cromo escurecido na traseira, ponteira de escapamento trapezoidal com cor exclusiva, rodas com aro 15 com calotas escurecidas, bancos com tecido escuro e costura laranja, textura quadriculada e o logotipo Trekking bordado, logo Fiat do volante, peça central do painel e moldura do console central escurecida, saídas de ar cromadas, sistema multimídia Uconnect de 7 polegadas touchscreen com Apple CarPlay e Android Auto, vidro dianteiros e traseiros elétricos, retrovisores elétricos e faróis de neblina.
OPCIONAIS:
- Rodas de 15 polegadas (R$ 1.650): Rodas de liga leve 6.0 x 15″ com cor exclusiva + Pneus 205/60 R15.
- Câmera de ré (R$ 710)
OPCIONAIS: Kits Convenience, Bicolor, Stile e Parking.
Fiat Argo Precision 1.8 AT 2020: ar-condicionado, direção elétrica progressiva, ESC, Hill Holder e controle de tração, entre outros.
OPCIONAIS:
- Kit Multimedia (R$ 2.100):Central Multimídia UCONNECT de 7″ Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, Entrada USB e Sistema de reconhecimento de voz.
- Kit Function (R$ 3.300): Câmera de ré, Rodas de liga leve 6.0 x 15″ + Pneus 185/60 R15, Retrovisores externos elétricos com função Tilt Down e setas integradas, Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e Faróis de neblina.
- Kit Style (R$ 2.900): Apoia braço para motorista, Volante em couro, Piloto automático, Câmbio tipo borboleta com trocas de marchas atrás do volante, Acabamento interno com detalhes cromados, Bancos revestidos em couro ecológico e Banco traseiro bi partido.
- Kit Pack Tech (R$ 3.050): Ar condicionado digital, Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, Keyless entry’n’go, Sensor de chuva, Sensor crepuscular e Retrovisor interno eletrocrômico.
- Kit Bicolor (R$ 910)
OPCIONAIS:
- Kit Tech (R$ 3.530): Keyless entry’n’go, Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, Ar condicionado digital, Quadro de instrumentos de alta resolução TFT de 7” personalizável e Kit High Tech (Sensor de chuva, Sensor crepuscular, Retrovisor interno eletrocrômico).
- Pack Comfort (R$ 1.210): Retrovisores externos elétricos com função Tilt Down e setas integradas e Câmera de ré.
- Airbags laterais (R$ 2.550)
- Kit Stile (R$ 3.630): Apoia braço banco motorista, Volante revestido em couro, Sobretapetes, Piloto automático, Rodas de liga leve 6.5 x 17″ + Pneus 205/50 R17, Câmbio tipo borboleta com trocas de marchas atrás do volante e Bancos revestidos em couro ecológico.
- Kit Bicolor (R$ 910)
Fiat Argo 2020 – preços
Confira os preços do Fiat Argo 2020:- Fiat Argo 1.0 2020: R$ 49.590
- Fiat Argo Drive 1.0 2020: R$ 53.590
- Fiat Argo Drive 1.3 2020: R$ 54.590
- Fiat Argo Trekking 1.3 2020: R$ 59.990
- Fiat Argo Drive 1.3 GSR 2020: R$ 62.790
- Fiat Argo Precision 1.8 AT 2020: R$ 63.990
- Fiat Argo HGT 1.8 AT 2020: R$ 69.990
Fiat Argo 2020 – motor
O Fiat Argo 2020 vem equipado com três motores de duas famílias, sendo o Firefly a principal novidade.O propulsor modular faz parte da geração GSE do grupo FCA, que tem três cilindros com 1.0 litro ou quatro cilindros com 1.3 litro, ambos feitos em alumínio, mas com apenas duas válvulas por cilindro. Assim, o 1.0 6V entrega 72 cv com gasolina e 77 cv com etanol, ambos a 6.250 rpm. Este tem 10,4 kgfm com gasolina e 10,9 kgfm com etanol, ambos a 3.250 rpm.
Já o 1.3 Firefly Flex tem quatro cilindros e 8 válvulas, entregando 101 cv com gasolina e 109 cv com etanol, ambos a 6.250 rpm. Este tem 13,7 kgfm com gasolina e 14,2 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.
Estes propulsores utilizam o ciclo Miller para maior eficiência energética e possuem injeção eletrônica indireta.
No caso do Fiat Argo 2020 com motor 1.8, o propulsor é o velho conhecido E.torQ 1.8 Evo, que é derivado do antigo motor Tritec 1.6, que era produzido pela BMW em parceria com a Chrysler, no interior do Paraná.
Já em sua segunda atualização sob a gestão da Fiat, o motor entrega 135 cv com gasolina e 139 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm. Este tem 18,8 kgfm com gasolina e 19,3 kgfm com etanol, ambos a 3.750 rpm.
Trabalhando com estes motores Firefly e E.torQ, o Fiat Argo 2020 vem equipado também com transmissão manual de cinco marchas, além da automatizada GSR-Comfort e do automático Aisin, que tem seis marchas.
O câmbio automatizado GSR-Comfort é derivado do antigo Dualogic e possui uma nova gestão eletrônica, que permite trocas mais rápidas e suaves. O sistema possui ainda função que permite manter o motor acelerado em depressões suaves, a fim de evitar que o veículo volte para trás.
Além disso, o GSR-Comfort dispõe de tecnologia que faz a leitura do pedal, podendo assim segurar uma marcha quando entender que o motorista quer faz uma ultrapassagem ou retomada.
Esse sistema ainda permite o modo Sport, mas não só com alteração nas mudanças de marchas, mas também com um reajuste da programação do motor 1.3 Firefly, garantindo uma performance bem melhor.
Há opção de mudanças manuais nos paddle shifts.
No caso da caixa automática Aisin, o dispositivo possui conversor de torque e relações de marcha adequadas para as características do Brasil e do propulsor E.torQ 1.8 Flex. Essa transmissão não possui modo Sport, mas garante mudanças manuais na alavanca ou nos paddle shifts.
Fiat Argo 2020 – desempenho
Aceleração de 0-100 km/h- Fiat Argo 1.0 – 13,4 segundos
- Fiat Argo 1.3 – 10,8 segundos
- Fiat Argo 1.3 GSR – 10,8 segundos
- Fiat Argo 1.8 – 9,2 segundos
- Fiat Argo 1.8 AT6 – 10,4 segundos
- Fiat Argo 1.0 – 162 km/h
- Fiat Argo 1.3 – 184 km/h
- Fiat Argo 1.3 GSR – 184 km/h
- Fiat Argo 1.8 – 192 km/h
- Fiat Argo 1.8 AT6 – 191 km/h
Fiat Argo 2020 – consumo
O consumo do Fiat Argo Drive 1.0 2020 é de 14,2 km/litro na cidade e 15,1 km/litro na estrada, quando abastecido com gasolina, enquanto com etanol, o Fiat Argo 2020 obteve 9,9 km/litro na área urbana e 10,7 km/l na rodovia. Com motor 1.3 Firefly, o Fiat Argo 2020 faz 9,2/10,2 km/litro com etanol, respectivamente cidade/estrada.Na gasolina, o 1.3 faz 12,9/14,3 km/litro, na mesma ordem. No Fiat Argo 2020 com motor 1.8 E.torQ Evo, os consumos são de 8,1/9,9 km/litro e 11,6/13,8 km/litro, igualmente cidade/estrada com etanol e gasolina. A série especial Opening Edition MOPAR do Fiat Argo terá 1.000 exemplares disponíveis a partir do fim de junho.
Fiat Argo 2020 – revisão e garantia
A Fiat oferece para os compradores do Fiat Argo 2020 uma garantia estendida de 12 ou 24 meses, além dos três anos de fábrica. Com isso o modelo pode ter um total de cinco anos de garantia se desejado.Com relação ao custo de revisão, a Fiat fez uma comparação com o Onix 1.0 e obtém redução de custos de 14% e 19%, respectivamente. Nas três primeiras revisões, o Argo Drive 1.0 tem custo de R$ 1.088 contra R$ 1.108 do novo HB20, todos os três com motor 1.0 (o novo Onix ainda não foi lançado).
Até 50.000 km, o Fiat Argo 1.0 2020 tem custo de revisão de R$ 2.512 no total. Na versão equipada com motor GSE Firefly 1.3 Flex, o custo se eleva para R$ 2.800. Por fim, o hatch compacto da marca italiana com motor 1.8 alcança R$ 2.532.
Em todas as revisões, a mão de obra é gratuita e o parcelamento pode ser feito em até 4 vezes. As revisões de 10.000/30.000/50.000 km incluem filtro de óleo, óleo lubrificante e filtro de ar. Na de 20.000 km, acrescenta-se filtro de combustível.
Aos 40.000 km, a revisão adiciona a troca de fluído de freio. Já na de 60.000 km, troca de vela de ignição, correia em “V” e filtro de combustível são adicionados ao serviço.
Comentários
Postar um comentário