JEEP compass
O mesmo nome de um modelo de pouco sucesso na geração anterior deixa uma certa saudade do mistério, como naquelas horas antes do primeiro encontro com o ”crush”. Como será? Interessante ou mais do mesmo? Será que rola alguma coisa mais séria? Às vezes, essa é a melhor parte.
O primeiro contato não surpreende, mas o corpo é interessante e o toque macio. Um bom partido, correto, com qualidades que você já experimentou com outros, nada muito original, mas um conjunto criado para agradar. Este é o novo Compass.
Fabricado em Goiana (PE), ao lado do Renegade e da Fiat Toro, ele compartilha alguns elementos com os irmãos, o que dá um certo “déjà-vu”, a impressão de que você já viu aquela cena em algum momento.
Um toque de refinamento e detalhes visuais vindos do Grand Cherokee trazem o modelo um degrau para na escada em direção ao altar.28/09/2016 09h02 - Atualizado
Fabricado e Goiana (PE), ao lado do Renegade e da Fiat Toro, ele compartilha alguns elementos com os irmãos, o que dá um certo “déjà-vu”, a impressão de que você já viu aquela cena em algum momento.
Um toque de refinamento e detalhes visuais vindos do Grand Cherokee trazem o modelo um degrau para cima na escada em direção ao altar.
Na lateral, o destaque vai para o friso que acompanha toda a extensão das janelas na parte superior, desde a coluna A até a traseira. O efeito fica mais impactante nas versões Longitude e Limited, que têm o friso cromado, e menos na Trailhawk, em que ele é cinza.
A traseira não traz a ousadia do “irmão” menor, mas a larga coluna C dá a impressão de que ele é maior que os rivais. Na verdade, os 4,41 metros de comprimento só ganham do Audi Q3. O mesmo acontece com a distância entre-eixos de 2,63 metros.
Embora use a mesma plataforma com entre-eixos 6 cm maior que o do Renegade, o Compass é 17 cm mais comprido, o que permitiu mais espaço e um porta-malas de 410 litros - um dos pontos mais criticados do SUV compacto lançado no começo de 2015 foi o espaço reduzido, especialmente no bagageiro de 260 litros.
Criado pela avó?
As versões a diesel são equipadas com motor 2.0 MultiJet II, de 170 cv, aliado a transmissão automática de 9 velocidades. Essa combinação te lembra algo? Sim, o mesmo conjunto das versões topo de linha do Renegade e da picape Fiat Toro, que também é feita na fábrica da Fiat Chrysler em Goiana (PE).
As versões a diesel são equipadas com motor 2.0 MultiJet II, de 170 cv, aliado a transmissão automática de 9 velocidades. Essa combinação te lembra algo? Sim, o mesmo conjunto das versões topo de linha do Renegade e da picape Fiat Toro, que também é feita na fábrica da Fiat Chrysler em Goiana (PE).
Durante um primeiro contato em pista fechada, o novo Compass mostra que é voltado para o conforto, com direção leve e suspensão macia, sem mostrar o mesmo ímpeto e a diversão que o mesmo conjunto mecânico dá ao Renegade, que é quase 80 kg mais leve.
O consumo de diesel, no entanto, é bem similar, com 9,8 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, segundo dados informados pela fabricante.
Na terra, também em circuito fechado com obstáculos diversificados, a novidade exibe o indiscutível DNA da Jeep, capaz de sair de situações complicadas, com ajuste confortável da suspensão independente nas 4 rodas, do tipo McPherson.
Claro que ele não tem a robustez de um Wrangler, mas a tração 4x4 com seletor para 5 tipos diferentes de terreno deve ser o suficiente para quem sai do asfalto uma vez ou outra.
Conclusão
Sem trazer inovação para a linha da marca, o novo Jeep Compass será uma boa opção para quem se apaixonou pelo Renegade, mas não comprou por causa do espaço reduzido. Ou seja, consumidores que não têm muita limitação de dinheiro.
Sem trazer inovação para a linha da marca, o novo Jeep Compass será uma boa opção para quem se apaixonou pelo Renegade, mas não comprou por causa do espaço reduzido. Ou seja, consumidores que não têm muita limitação de dinheiro.
Por isto, as versões a diesel vão disputar atenção com os utilitários compactos alemães aqui no Brasil, diferentemente de outros mercados em que o Compass será uma opção logo acima do Renegade, com alto volume de vendas.
A grande vantagem do Compass frente a BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA é oferecer a combinação de diesel e 4x4, que não está disponível em nenhum deles, apenas em modelos mais caros, como Land Rover Discovery Sport e Volvo XC60, já acima de R$ 200 mil.
Comentários
Postar um comentário